Enfermagem FOC

Enfermagem FOC
Enfermagem Faculdades Oswaldo Cruz - Compondo uma Nova História do Cuidar

terça-feira, 3 de setembro de 2013

PACTO NACIONAL PELA REDUÇÃO DE ACIDENTES- BRASIL

 ARETE SAUDE HUMANA Ano 1, Vol.1 .Julho/Ago/Set,  , 2013,  Série 03/09, p. 07
Unidade de Investigação do Curso de Enfermagem das Faculdades 
Oswaldo Cruz -São Paulo -SP. 

Projeto: CINEMA COM DILEMA
Discussão interdisciplinar através de documentários, filmes em temas como: Ciências, Sociedade, Sáude, Meio Ambiente,Filosofia


Prof. (MS)Eric Boragan Gugliano -      proferic@uol.com.br

O Brasil representa o quinto lugar em mortes por acidente de trânsito ficando atrás da Índia, China, Estados Unidos e Rússia. Muitos fatores têm contribuído para esse aumento, como: falta do uso de equipamentos de segurança (cinto, capacete), falta de manutenção nos veículos, vias públicas mal conservadas, falta de educação no trânsito, uso de bebidas alcoólicas ou outras substâncias psicoativas. Somente no Estado de São Paulo (Brasil), dados da Polícia Militar, indicam que em três anos o flagra a motoristas sem CNH (Carteira Nacional de Habilitação) cresceu 65%, contabilizando 195.052 atuações em 2012, em uma média de 22 atuações por hora. Os dados do Ministério da Saúde  mostram que a cada 100 mil brasileiros,76,5 foram internados em 2010 em decorrência de acidentes no trânsito com um custo de aproximadamente R$190 milhões,sendo financiados pelo Sistema Único de Saúde(SUS). Das 145.920 internações (2010)os homens representam 78,3% das vítimas (84,9% na faixa etária entre 15 e 59 anos), enquanto as mulheres 21,7%. A região Sudeste do país concentra quase metade dessas internações.O Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, revela ainda que 25% das pessoas morreram por acidentes de moto. 
 De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), a utilização de bebidas alcoólicas é responsável por 30% dos acidentes de trânsito. E metade das mortes, segundo o Ministério da Saúde, está relacionada ao uso do álcool por motoristas.A ingestão de álcool, mesmo em pequenas quantidades, diminui a coordenação motora e reflexos, comprometendo a capacidade de dirigir  veículos.  Diante deste cenário preocupante, a Lei 11.705/2008 surgiu com a missão de alertar a sociedade para os perigos do álcool e a direção.O Brasil estabelece o índice de álcool no sangue a 0,50 g álcool/litro (avaliado pelo teste do etilômetro) e a partir de fevereiro entrou em vigor   a nova Lei com base em consumo zero de álcool no sangue. Quem for flagrado sob efeito de álcool (de 0,1 mg a 0,29mg de álcool por litro de ar expelido) comete infração gravíssima com penalidade de multa (R$957,70) e suspensão de dirigir por 12 (doze) meses. A dosagem de 0,29 mg de álcool equivale a ingerir um copo de cerveja, ou uma taça pequena de vinho ou  uma dose de destilado. O condutor que atinge níveis de 0,30 mg comete crime de trânsito que prevê penas de detenção de seis meses a três anos , multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veiculo automotor.
  Sob a ótica da promoção da saúde , esses números revelam que o país vive uma verdadeira epidemia de lesões e mortes no trânsito. O projeto de Redução da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito- Mobilizando a Sociedade e Promovendo a Saúde, propõe alguns eixos operacionais, que têm por finalidade o objetivo de capacitar as equipes de profissionais de Saúde dos serviços de atendimento à vítimas de acidentes de trânsito e mobilizar a sociedade para atitudes positivas em relação às medidas preventivas no trânsito.
O Pacto Nacional  pela Redução de Acidentes visa conscientizar a população do enorme problema  de saúde que o Brasil está vivendo. Sendo parte da sociedade, como educador, profissional da saúde, condutor de veículo ou pedestre... temos todos a grande responsabilidade de mudar esse cenário  com  a nossa mudança de perspectiva pela valorização  e respeito pela  vida.  Estamos vivenciando no Sec XXI uma crise social principalmente pela "síndrome da ausência do outro": não enxergamos o outro ou tratamos o outro como "coisa". E, no trânsito,  essa crise, como o desrepeito a Lei, é  refletida com o risco as nossas vidas, risco a vida das nossas famílias, dos amigos, dos amigos dos amigos... Pare, Pense, Mude 

PROTESTE JÁ- PROGRAMA CQC-12/03/2012-REDE BANDEIRANTES
Exibido em 12 de março de 2012

PROGRAMA: PROFISSÃO REPÓRTER- A BEBEDEIRA DOS JOVENS- REDE GLOBO
Exibido em 19 de abril de 2001
TV JANGADEIRO CEARÁ:  CRESCE NO PAÍS O NÚMERO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO QUE ENVOLVEM MOTOS

LINKS CONSULTADOS EM 28/03/2013:


http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=12603

 http://www.paradapelavida.com.br/