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quarta-feira, 20 de setembro de 2017

AULA INTEGRADA DA DISCIPLINA DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM SOBRE A REALIZAÇÃO E ANALISE DO GRÁFICO ELETROCARDIOGRAFICO –Um relato de Experiência

Revista Aretê Saúde Humana,  Ano 5, Vol.5,Jul/Ago/Set 2017, Série 20/09, p.22

AULA INTEGRADA DA DISCIPLINA DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM SOBRE A REALIZAÇÃO E ANALISE DO GRÁFICO ELETROCARDIOGRAFICO –
Um relato de Experiência
Caio Luisi¹
Estela Mara Nicolau²


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LUISI,C.; NICOLAU, E.M. Aretê Saúde Humana [Blog]. Aula Integrada da Disciplina de Cuidados de Enfermagem sobre a realização e análise do gráfico eletrocardiográfico- Um relato re experiência. Curso de Graduação em Enfermagem- Faculdade de Enfermagem Oswaldo Cruz (FEOC). 2017 São Paulo, Set. 2017. 
Disponível em: <https://aretesaudehumana.blogspot.com/2017/09/aula-integrada-da-disciplina-de.htm>l


Introdução:

 Um dos grandes desafios da educação atual é tentar melhorar o entendimento e a interpretação dos discentes, pois segundo MITRE et al (2008) o processo ensino-aprendizagem, contaminado, tem se restringido, muitas vezes, à reprodução do conhecimento, no qual o docente assume um papel de transmissor de conteúdo, ao passo que, ao discente, cabe a retenção e repetição dos mesmos, em uma atitude passiva e receptiva, tornando-se mero expectador, sem a necessária crítica e reflexão. Então como tentativa de evitar a fragmentação dos conhecimentos e melhorias dos processos educacionais, podemos utilizar de novos métodos de ensino, também afirmado por SOUZA et al(2014),mostrando que a escolha e execução de uma estratégia pode propiciar aos alunos o uso das variadas operações mentais, num processo de crescente complexidade do pensamento. 

 Um dos métodos que está sendo cada vez mais discutido e utilizados é a metodologia ativa de ensino, que segundo SOUZA et al (2014) proporciona o desenvolvimento da inteligência relacional, autonomia e maior responsabilidade sobre o auto aprendizado, priorizando o trabalho em grupos ou equipes. 

 Dentre os cuidados de enfermagem, se encontra a capacidade técnica para analisar e realizar o eletrocardiograma (ECG). FERNANDES et al (2015) refere-se ao ECG como um método seguro, rápido, de simples realização, de alta qualidade e de baixo custo que avalia a atividade elétrica cardíaca sendo um grande indicador da funcionalidade deste órgão. A partir deste pressuposto surge a necessidade do aprendizado adequado, para que se evite as interpretações errôneas. Surge a intenção de capacitar os alunos do primeiro, segundo e terceiro ciclo do curso de enfermagem, a realizar a análise gráfica e a utilização e cuidados do equipamento eletrocardiográfico por meio do ensino integrado.

 Metodologia:

 Trata-se de um relato de experiência da disciplina de cuidados de enfermagem, onde será descrito o olhar do docente perante a aceitação e interesse do aluno. 
     
 Sendo realizado uma exposição integrada, ministrada pelos docentes  autores, com os discentes de primeiro, segundo e terceiro ciclo do curso de enfermagem de uma faculdade zona central da cidade de São Paulo, onde foi abordado cada uma das propriedades cardíacas, demostrando suas inter-relações, a fisiológica da condução elétrica cardíaca e a suas representações gráficas. Ao termino das explicações do conteúdo teóricas, foi demonstrado a utilização do aparelho eletrocardiograma e os cuidados no seu manuseio, após os discentes realizaram a instalação dos eletrodos e avaliação dos traçados eletrocardiográficos.

Discussão e Resultados:

 Após o entendimento da necessidade de uma nova abordagem metodológica que seja capaz, de desenvolver a capacidade de pensar, mas também conseguir inserir o conhecimento na prática da vida real. Para encontrar este objetivo foi escolhido com forma, a exposição integrada, realizada por dois docentes durante a disciplina de cuidados de enfermagem. O primeiro docente, explanou sobre a importância do procedimento e necessidade da aprendizagem, como exposto por KLIGFIELD P; GETTES LS; et al (2007), que relata que o ECG é indispensável para o diagnóstico e pronto início do tratamento de síndromes coronarianas agudas, é o meio mais preciso de diagnóstico de distúrbios de condução intraventricular e arritmias.

 Durante a explicação fisiológica, iniciou-se as interações dos docentes onde as informações eram complementadas e adicionais, expostas com técnicas diferentes, facilitando assim o entendimento por apresentar de diferentes formar e maneiras as informações. Durante este processo foi nítido o aumento do interesse e atenção, estimulando cada vez mais os docentes e elevando a qualidade da aula. Mesmo após, o termino do período estipulado, ainda existia grande interesse e duvidas, que levou ao um acréscimo de tempo. Além deste crescente interesse houve também a grande absorção do conteúdo percebido após a aplicação de questões orais simples aos discentes.

 Estes fatos demostraram o quão efetivo foi este tipo de abordagem, fazendo com que haja interesse em repetir e garantir está melhor performance. Já sendo proposto uma nova exposição com outros temas em um próximo momento e em reproduzir em outras disciplinas da instituição.  
Referências:

1. Mitre SM, Siqueira-Batista R, Girardi-de-Mendonça JM, Neila Morais-Pinto M et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc saúde coletiva. 2008; 13(Sup 2):2133-44. 

2. SOUZA CS; INGLESIAS AL et al. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais- aspectos gerais. FMRP. Ribeirão Preto.2014;47(3):284-92.

3. FERNADES LS; LIRA MCLS; et al. Conhecimento teórico-prático da enfermagem sobre eletrocardiograma. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, 2015;29(2): 98-105.

4. KLIGFIELD P; GETTES LS; et al. Recommendations for the Standardization and Interpretation of the Electrocardiogram. Journal of the American College of Cardiology. 2007; (115):1306-1324